Sabemos que a plataforma Orangiuz é super intuitiva, mas é normal ter dúvidas sobre como acessar e realizar algumas tarefas. Para facilitar sua rotina contábil, preparamos este guia com as principais etapas para emitir sua nota fiscal de serviço:
-
Selecionar o cliente
Acesse o menu "Emissor de NFS-e" na plataforma Orangiuz e escolha o cliente para quem deseja emitir a nota fiscal. Caso o cliente ainda não esteja cadastrado, clique em "Cadastrar clientes" e preencha os dados necessários. -
Inserir os dados do serviço
Informe a descrição detalhada do serviço prestado e o valor que será cobrado. -
Selecionar um item de serviço
Escolha o item de serviço previamente configurado para sua empresa. Se houver apenas um item cadastrado, ele será selecionado automaticamente. -
Emitir a nota fiscal de serviço
Revise todas as informações preenchidas no resumo da nota fiscal no lado direito da tela. Se tudo estiver correto, clique em "Emitir" para gerar a nota fiscal. -
Acessar o gerenciador de notas
Após a emissão, vá até o "Gerenciador de Notas" na plataforma para visualizar a nota fiscal emitida.
Se você ainda tem dúvidas, confira o tutorial completo abaixo para um passo a passo detalhado!
O que devo colocar na descrição da nota fiscal?
A descrição da nota fiscal de serviço deve detalhar o tipo de serviço prestado de forma clara e objetiva. Inclua informações como:
- A natureza do serviço (ex.: consultoria, manutenção, desenvolvimento de software).
- Detalhes adicionais relevantes para identificar o serviço prestado.
Como emitir nota fiscal para clientes do exterior?
Emitir nota fiscal para clientes do exterior é simples! A principal diferença está na escolha do cliente. No início da emissão, selecione um cliente previamente cadastrado como estrangeiro.
Veja o passo a passo completo para realizar a emissão abaixo:
Importante: Se for a sua primeira emissão para o exterior, entre em contato com o suporte para solicitar a liberação dessa funcionalidade.
Posso emitir nota fiscal sem informar os dados do cliente com o valor total que recebi no mês?
Sim, é possível, desde que autorizado pela sua prefeitura! Esse tipo de nota é conhecido como nota fiscal global para clientes diversos. É uma solução ideal para registrar valores recebidos de vários clientes pessoa física ao longo do mês.
No entanto, não é permitido emitir essa nota para clientes pessoa jurídica, pois nesses casos é obrigatório informar os dados de cada cliente na emissão.
Como emitir nota fiscal para clientes diversos
- No início da emissão, selecione a opção "Clientes diversos".
- Siga o fluxo de emissão normalmente, preenchendo os dados do serviço e o valor total.
Importante: Se for sua primeira vez emitindo uma nota para clientes diversos, entre em contato com o suporte para solicitar a liberação dessa funcionalidade e confirmar se sua prefeitura permite essa opção.
Confira abaixo o tutorial detalhado para ajudá-lo no processo:
Bom, neste artigo reunimos as principais informações em torno da emissão das suas notas fiscais. Contudo, qualquer dúvida que tiver, pode chamar nosso suporte!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.