Claro que sim! Em muitas cidades e situações, você pode abrir sua empresa na sua própria casa ou apartamento! 😊
Mas antes, é importante prestar atenção em algumas regrinhas. Vamos lá:
#Regra 1
Verifique se a prefeitura da sua cidade permite abrir empresas em endereços residenciais. Na maioria das cidades é permitido abrir uma empresa em endereço residencial, mas existem algumas exceções. As cidades que NÃO aceitam são:
- Recife
- Vitória
- São Paulo Capital (Se tiver atividades de comércio na empresa)
- Belo Horizonte (Se tiver atividades de comércio na empresa)
- Curitiba (Se tiver atividades de comércio na empresa)
Também é importante destacar que não é permitido ter um endereço residencial para empresas de advocacia (OAB). Essa é uma regra em todo o país. Nessas situações, recomendamos alugar um endereço fiscal para abrir sua empresa.
#Regra 2
Um dos sócios ou o dono da empresa deve morar no mesmo endereço onde a empresa será aberta. A prefeitura exige isso para emitir o alvará de funcionamento. Dessa forma, eles garantem que o empreendedor está usando sua própria casa para a empresa.
Além disso, essa prática mostra para a prefeitura que o endereço será usado apenas para receber correspondências e que não haverá problemas com os vizinhos, nem estoque de mercadorias ou muitos clientes circulando.
#Regra 3
Se você mora em um condomínio, é necessário ter a permissão do síndico. É recomendado que, ao abrir a empresa em um condomínio, o empresário faça uma declaração informando que o endereço será usado apenas para receber correspondências, sem circulação de clientes ou mercadorias.
Essa declaração é importante, pois o síndico pode conversar com a prefeitura se achar necessário e pedir o cancelamento do alvará da empresa.
Se você ainda tiver mais dúvidas sobre como abrir sua empresa, confira nosso artigo: "Como abrir sua empresa: o passo a passo da abertura de empresas".
Espero ter ajudado! Se tiver mais perguntas, é só falar. 😉
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.